Maquiagem: como conservar

postado por Milene Penante

Você adora maquiagens e gasta a maior grana com elas? Então a última coisa que você quer é que os produtos durem pouco, certo? O Bolsa de Mulher procurou especialistas e descolou dicas para manter os cosméticos conservados. Anote:

Como e onde guardar


Uma das regras mais importantes diz respeito ao armazenamento. Os itens jamais devem ser guardados destampados e em locais úmidos ou muito quentes, como, por exemplo, o banheiro. A mudança de temperatura e a umidade constante podem fazer com que a maquiagem dure menos. Quem dá a dica é o maquiador mineiro Lázaro Lambertucci.

Com apenas 24 anos de idade, Lázaro prova que entende do assunto: além da experiência em backstages de desfiles e editoriais de moda, marcou presença no Berlin Fashion Week, na Alemanha, no começo de 2011. "Prefira guardar a maquiagem em um lugar. Uma boa opção é um nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita o transporte. Os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem", orienta. Quanto ao cômodo da casa, o melhor local é o quarto.

Atenção à validade

Lambertucci reforça: não bastam os cuidados ao guardar, é fundamental prestar atenção nas datas de validade. "Além de não produzir o efeito esperado, o cosmético vencido pode ser um caminho livre para a proliferação de microorganismos. As fórmulas dos produtos utilizam conservantes para garantir sua funcionalidade e integridade, e a eficiência só é garantida pelo fabricante até o prazo estipulado na validade", complementa.

Não empreste

A maquiadora Lígia Cabral, do Salão Mais Bonita, em Niterói, recomenda também não emprestar os produtos, principalmente os que são passados diretamente na face (sem uso de pincéis), como batom, gloss e corretivo em bastão. "Eles são de uso exclusivo e pessoal", sentencia. Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, no Rio, lembra dos malefícios do mau uso: "Alguns produtos apenas perdem a qualidade, sem causar danos. Mas outros podem causar alergia, e, dependendo da textura, estimular a oleosidade ou, o oposto, causar ressecamento".

Se você usou uma máscara de cílios e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

Pincéis merecem cuidados

Ferramentas importantes para uma boa maquiagem, os pincéis devem receber atenção especial. Lázaro Lambertucci orienta lavá-los, no mínimo, uma vez por mês, com água morna e xampu ou sabão neutro. Já as esponjas devem ser trocadas a cada 30 dias. Importante não guardar os pincéis molhados e colocá-los na horizontal, sob uma toalha, após a lavagem. Evite o uso do secador para acelerar o processo. Se você acha essa rotina cansativa, opte pelos aplicadores descartáveis, que funcionam bem e custam pouco (menos de R$ 5 um kit com seis unidades dos de sombra).

Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.

Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, pois podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.

Muitos pós-compactos não têm separação entre a esponja que você usa para aplicação e o produto. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar ou trocar a esponja todo mês.


Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.


Créditos para Gustavo Monteiro




1 comentários:

  1. Adorei as dicas !
    Visite o meu blog tb !

    http://sintaticamentemaquiada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá. Seja bem-vindo ao meu Cantinho. Sinta-se à vontade para deixar sua opinião, mas lembre-se que ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitas, assim como comentários anônimos.