Quando pensamos em corrigir os dentes, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de um sorriso metálico. Mas este não é o único meio para se obter um sorriso mais bonito. Cada vez mais discretos, os aparelhos ortodônticos atendem quaisquer necessidades, inclusive as estéticas.
Entre os aparelhos desta nova geração, o aparelho ortodôntico invisível tem sido bastante procurado, principalmente por aqueles que já passaram da adolescência.
Embora mais caro, o aparelho ortodôntico transparente é uma excelente opção para pacientes que resistem em fazer a correção dos dentes por preconceito ou vaidade. Também é ideal para quem prefere que o aparelho não apareça por motivos profissionais, como é o caso das atrizes e modelos, por exemplo.
O aparelho ortodôntico invisível é tão eficiente quanto os convencionais, com a vantagem de corrigir os dentes de forma quase imperceptível. Neste tipo de aparelho estético, os brackets – aquelas pecinhas que ficam coladas nos dentes – são feitos com materiais, que imitam a cor dos dentes e por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.
Os brackets de porcelana e cerâmica não costumam sofrer alterações de cor durante o tratamento, já os de materiais plásticos, como o policarbonato, podem ficar pigmentados com o tempo. Além disso, é preciso ter atenção quanto à manutenção das ligaduras elásticas do aparelho.
Como as borrachinhas são transparentes, podem pigmentar facilmente com alimentos e bebidas escuras, como o café, e por isso devem ser substituídas frequentemente. Portanto, o principal cuidado que se deve ter é quanto aos hábitos alimentares e o vício do cigarro, que também pode alterar a coloração do aparelho.
Usei o metálico , na época que usei não era tão divulgado o transparente, mas valeu a pena usar mesmo sendo metálico!
ResponderExcluir