Uso de Gravatas como acessórios femininos

postado por Unknown

A gravata há tempos vem sendo usada por milhares de pessoas no mundo todo. Desde meados da década de 80 ela deixou de ser um acessório exclusivamente masculino e passou a ganhar espaço em looks de mulheres que, com isso, exteriorizavam personalidade e rebeldia para a época.Eu vi uma moça usando como citno numa saia e resolvi procura algo na internet e encontrei essa materia sobre gravatas em mulheres.

O uso desse item não é então novidade. Com o intuito de demonstrar força e capacidade perante os homens para a sociedade e para o mercado de trabalho, essencialmente composto por figuras masculinas, algumas feministas aderiram ao seu uso na década de 90. Atualmente, sem mais a necessidade de aceitação ou afirmação, a mulher busca se mostrar tão boa quanto o homem, deixando de imitá-lo.

Mulheres aderindo às gravatas. Foto:Divulgação

Apesar do atributo formal que possui e agrega às produções masculinas, no último século a gravata começou a ser combinada com jeans e tênis adquirindo mais informalidade e atribuindo descontração aos jovens que adotaram esse estilo. A escolha de uma gravata, por isso, reflete características individuais de uma pessoa.

Mulheres aderindo às gravatas (2). Foto:Divulgação

São tantas opções de modelos, estampas e materiais; que para quem retém algum conhecimento sobre o elegante acessório é fácil levantar dados da personalidade de alguém apenas observando a gravata que usa.

Diante dessa variedade de estilos existentes, fica difícil até mesmo para nós, mulheres, não nos apaixonarmos por determinadas cores ou estampas da gravata do pai, irmão, avô ou marido. E para aquelas que já usam ou só admiram esse acessório, chegou à hora de emprestar a gravata masculina sem medo para dar uma incrementada em produções mais básicas. Basta soltar a imaginação.

Franz Ambrósio, dono de um dos mais conhecidos brechós brasileiros, sugeriu nove maneiras de modernizar o visual usando gravatas:

Como faixa de cabelo – a gravata deve ser enrolada a partir da parte mais larga, sendo presa em uma das voltas.

Gravata com faixa de cabelo. Foto:Divulgação


Como pulseira – depois de tê-la enrolado e torcido no pulso, é só finalizar dando um nó nas pontas.


Gravata com pulseira. Foto:Divulgação


Como lenço no pescoço – são dados duas voltas com o tecido e um laço; e por fim, deve-se prender as pontas para dentro do acessório.

Gravata como lenço de pescoço. Foto:Divulgação




Como faixa – com a parte mais fina são dadas voltas e com a restante prende-se na própria faixa, a fim de que com isso finalize a montagem disfarçando imperfeições ou sobreposições.

Gravata como faixa. Foto:Divulgação




Como cinto – basta passar a gravata pelos passantes da calça e terminar a produção com um laço frontal.






Como acessório para bolsa – amarrando em um ou nas duas alças da bolsa, de vê ser dado um nó um feito um laço mais elaborado para destacar o detalhe.

Gravata como acessório para bolsa. Foto:Divulgação


Como acessório para cabelo – enrolando a gravata nela mesma é possível formar uma flor com o tecido; as pontas devem ser presas em um das voltas e o acessório já montado preso ao cabelo com grampos.

Gravata como acessório para cabelo. Foto:Divulgação


Como echarpe - com a parte mais grossa de lado são dadas voltas com a parte mais fina, a qual no final deve ser presa para dentro.

Gravata como echarpe . Foto:Divulgação


Como gravata – usada aqui em sua forma tradicional basta dar o nó. Segue uma seqüência de passos para fazer o nó da gravata.

Como dar nó na gravata. Foto:Divulgação


Gravata em uso tradicional. Foto:Divulgação


Além dessas nove possibilidades a marca estrangeira Think Neves aderiu a essa tendência aplicando-a em sua linha de relógios.

Relógios de gravata. Foto:Divulgação


Para quem gostou da ideia e sabe manusear uma máquina de costura basta escolher um modelo de gravata que permita dar duas voltas no pulso sobrando um pedaço de tecido e fazer o seu próprio relógio. Para isso será necessário cortar a gravata, passá-la no espaço do relógio para as alças, passar uma costura de máquina de overlock e finalizar com a aplicação de botões de pressão que deixem duas opções para ajuste no pulso.







0 comentários:

Postar um comentário

Olá. Seja bem-vindo ao meu Cantinho. Sinta-se à vontade para deixar sua opinião, mas lembre-se que ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitas, assim como comentários anônimos.